Como Escolher o Antivírus da sua empresa

Como Escolher o Antivírus da sua empresa!

Como Escolher o Antivírus da sua empresa?

 

Atualmente o ativo mais valioso das empresas é a informação. Mas, como protegê-la? Com os antivírus, que são responsáveis por preservar a segurança digital. Neste Post você vai receber dicas e saber como escolher o antivírus da sua empresa.

 

A importância de escolher um antivírus de qualidade para sua empresa

 

Com a tecnologia a maioria das empresas usam dispositivos de nuvem, ou qualquer outro meio digital para transmitir e arquivar suas informações.

A demanda de troca de informações em empresas é diferente. As empresas são grandes alvos de hackers e vírus, e a necessidade de proteção torna-se proporcional, afinal, nem sempre tratamos apenas de dados da empresa, mas conjuntamente informações de clientes.

Visto isso, para garantir a confiança dos processos internos de sua empresa e até mesmo poder transmiti-la para seus clientes, é de extrema importância a combinação perfeita de medidas de proteção com um antivírus de qualidade e as demandas da empresa.

Acompanhe as dicas para escolher o antivírus da sua empresa e evite perdas irreparáveis ao seu negócio.

 

DICA 1# Antes do antivírus

Antes de adquirir um antivírus aconselha-se:

  1. Faça Back-Ups: Ter um dispositivo para fazer backup de forma segura e constante, garantindo antes de qualquer coisa, que seus arquivos não serão perdidos. Dessa forma não corre-se o risco de atrapalhar processos internos da empresa, e garante também a confiança dos dados de seus clientes.
  2. Utilize um Firewall: Utilizar um firewall é de extrema importância, ele irá proteger sua rede de ataques externos indevidos e na navegação da internet de sua empresa, com um firewall você pode ter filtros de conteúdos para controlar a internet e até um antivírus diretamente no firewall.
  3. Deixe a Pirataria: Ainda é comum no Brasil o uso de sistemas operacionais piratas, como por exemplo, a versão pirata do windows. Mesmo com antivírus de qualidade, um sistema pirateado deixa sua máquina vulnerável.
  4. Organize uma rede de permissões: Não adianta instalar um antivírus eficiente, se seus colaboradores podem instalar o que bem entenderem em seus sistemas. Não é necessário extrema rigidez desse contexto, apenas alguns filtros para aprimorar a segurança.

 

DICA 2# Informe-se

  1. Não pense que softwares usados em casa tem a mesma eficiência para o meio corporativo. Um consultor de TI terá condições técnicas de instruir e conduzir o melhor para sua empresa visando melhor custo benefício.
  2. Tenha em mãos seu orçamento: os softwares pagos são mais eficientes para o meio corporativo, além de garantir suportes técnicos e atualizações diárias de softwares.
  3. Combine perfeitamente suas máquinas e programas com o software de antivírus a ser instalado. Tablets e notebooks podem ter suas funcionalidades danificadas após instalados determinados antivírus empresariais, comprometendo a durabilidade de suas baterias e lentidão dos programas.
  4. Mantenha-se atualizado: recomenda-se que seja feito um controle contínuo nos sistemas e procedimentos da empresa, para que se necessário inove os softwares.
  5. Procure um antivírus que te de gerenciamento sobre seus endpoints, é indispensável um painel administrativos onde você possa ter uma visão geral dos seus dispositivos e possa fazer o gerenciamento, além disso, antivírus corporativos podem ser configurados para grupos de usuários com permissões diferenciadas, também é importante configurar o alerta por e-mail, para você ser notificado quando algum equipamento estiver com problemas.

 

DICA 3#: Utilize sites de testes

Existem empresas que se prontificam a testar e se aprofundar no funcionamento dos softwares, assim antes de adquirir e implantar na sua empresa, é possível conhecer as métricas e suas eficiências. Existem sites para se fazer comparações de funcionalidades, com notas avaliadas até 6 para cada tipo de serviço.

Conhecendo mais sobre cada software verá o que se encaixa melhor com o conhecimento técnico de seus colaboradores, pois um sistema muito sofisticados perderia a eficácia,, causando “erros por parte do operador”, deixando o sistema vulnerável.

 

DICA 4# : Reavalie

Antes de renovar seu antivírus, ou até mesmo antes de adquirir um novo, avalie sua classificação de performance.

Existem sites que nos oferecem dados comparativos para a escolha do melhor antivírus. Nesses sites é possível realizar testes, selecionando o tipo de máquina e sistema utilizado, e eles te ajudaram a encontrar o melhor dispositivo de segurança digital para o cenário da sua empresa.

É importante que essa avaliação seja feita constantemente, assim a empresa poderá controlar a eficiência do antivírus e manter-se em segurança.

Muito importante salientar! Não renove seu antivírus, muito menos feche pacotes maiores de um ano, pois durante esse período o seu antivírus pode ter defasado.

 

Entre em contato com a Pulsar TI nós podemos a te orientar como escolher o antivírus da sua empresa.