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PABX: o que é e como funciona?

O Sistema de PABX é  responsável por coordenar as transferências de ligações, e conjuntamente interliga através de ramais a comunicação interna da organização.

A sigla PABX significa Private Automatic Branch Exchange, e traduzindo “Troca Automática de Ramais Privados”. Esse sistema funciona como uma central telefônica, é a partir dele que se distribui aos demais ramais pelos aparelhos de telefonia da empresa.

Como funciona o sistema de PABX?

Antigamente uma empresa para ter um aparelho de telefone para cada colaborador  precisava contratar diversas linhas telefônicas, dessa forma os custos eram altos e a dinâmica da comunicação era muito prejudicada.

Com o surgimento do sistema de PABX, tornou-se possível a contratação de apenas uma linha principal para empresa, e a partir dela instalar a central telefônica, ramificando diversos ramais, um para cada colaborador.

Dessa maneira a central telefônica dinamiza e automatiza o atendimento, transferindo a ligação diretamente para o setor responsável pelo assunto, esse filtro pode ser feito através de um menu, selecionando um número específico, sem a necessidade da contratação de uma telefonista.

A distribuição de ramais permite que o colaborador ao se ausentar da empresa, mantenha-se conectado através da transferência de uma linha fixa para um dispositivo móvel.

Os ramais facilitam a comunicação interna, impulsionando projetos e viabilizando reuniões, é exequível conectar vários ramais em uma só ligação.

Além da distribuição de ramais, o sistema disponibiliza outras funções, como bloquear chamadas para números específicos, com bloqueio de ligações para celulares, diminuindo custos das contas telefônicas.

Tornar as funções mais eficientes, fazendo um mapeamento dos ramais, permitindo que cada funcionário tenha permissões individuais potencializando a estratégia da organização.

Vantagens de ter o sistema PABX na sua empresa

Existem diversos pontos em que o sistema contribui para a corporação:

  • Dinamiza o sistema de comunicação interna e externa, trazendo um índice alto de disponibilidade, transforma uma linha telefônica em uma grande rede de comunicação. Além disso, o sistema permite que caso haja algum problema, o ramal seja facilmente identificado, sendo rapidamente resolvido, tornando o sistema e consequentemente a comunicação mais eficiente;
  • Redução de custos: partindo da premissa da diminuição do tempo das ligações e custo zero entre as  chamadas entre os setores,o sistema proporciona a queda dos gastos com telefonia. O sistema de PABX, trata-se de uma tecnologia de baixa manutenção, essas condições proporcionam a organização um orçamento saudável.
  • Possibilita a portabilidade: fazendo interface do PABX e o celular, disponibilizando redução de tarifas em ligações de fixo para o aparelho móvel;
  • Mobilidade: configuração dos ramais dos aparelhos fixos para o celular do funcionário, permitindo atendimento do ramal mesmo longe da empresa;
  • Relatórios Gerenciais: sem o sistema de PABX era preciso esperar pela conta do prestador de serviço de telefonia para controlar gastos e tempo de ligações. Já com a tecnologia do sistema, permite que o gestor verifique os gastos individuais em ligações telefônicas, tempo de duração das ligações, quais foram os destinos das chamadas, averiguando pontos negativos e atividades que precisam ser revistas.
  • Aumento de produtividade: através de softwares é possível automatizar correio de voz, menu de transferência para os ramais e gestão de atendimento.
  • Gravação de chamadas: exclusivo do sistema VOIP, permite auditoria nas ligações entre colaboradores e clientes, treinamento dos atendentes, e segurança das informações transmitidas nas chamadas.
  • Escalabilidade: Como o sistema cabe para qualquer proporção de negócio, desde um atendimento médico, permitindo ramais entre a recepção e o consultório, até uma multinacional, o PABX permite a expansão de linhas e ramais junto com o crescimento da empresa, sem grandes investimentos.
  • Inovação no atendimento e  nos procedimentos internos da organização.

Todos esses pontos agregam para sua empresa melhorias no atendimento  consequentemente satisfação ao seu cliente, e maior competitividade de mercado.

Quais são os tipos de PABX?

O sistema de PABX está no mercado há muitos anos, e vem evoluindo rapidamente, permitindo soluções na comunicação e nos processos internos em diversas áreas do mundo corporativo. Observe a seguir os tipos de PABX disponíveis:

PABX Analógico

Uma central com circuitos e componentes analógicos, o mais tradicional dos serviços de PABX. Seus ramais não disponibilizam muitas funções tecnológicas. É o mais comercializado, pois não necessita de um grande investimento financeiro.

Funções executadas pelo PABX analógico:

  • controle das chamadas internas e externas;
  • chamadas em espera;
  • identificador de chamadas;
  • reuniões feitas pelo telefone;
  • permissões de chamada diferentes para cada ramal;
  • bloqueio de chamadas a cobrar.

PABX Digital

Mais avançado que o analógico, o PABX digital, oferece maior qualidade nas ligações, possibilitando aumentar o volume sem ruídos. Esse sistema de adapta melhor em linhas digitais, disponíveis apenas em grandes operadoras de telefonia.

Além das funções analógicas o PABX digital oferece:

  • discagem direta para ramal (DDR);
  • entroncamento digital (E1) e conexão a linhas fixas.

PABX IP

Esse sistema é ainda mais dinâmico, oferece diversas funções. Conhecido também como virtual, funciona como um provedor Proxy, sua rede é unificada em uma única interface. A partir da instalação de software nos computadores, a comunicação é estabelecida. Este sistema só é feito conjuntamente com linhas de operadora VOIP.

Entre os recursos do PABX IP, estão:

  • Customização: a estrutura se molda de acordo com a necessidade da empresa;
  • capacidade ilimitada de ramais;
  • facilidade na configuração do sistema;
  • possibilidade de interligação com computadores e com outros PABX.

PABX Híbrido

Como o próprio nome diz, o PABX híbrido, une as vantagens de todas as outras variedades de sistemas: analógico, digital,  integrando o VOIP.

Fazendo aproveitamento da estrutura já existente na empresa, a implantação do novo sistema de PABX permite que a cada tipo de ligação use a tecnologia mais conveniente, reduzindo os custos e garantindo a qualidade das chamadas.

Com limite de 192 ramais ,outra vantagem do sistema híbrido é que pode ser feita a instalação de demais filiais sem nenhuma complicação ou adicional de custos.

Depois de entender melhor como o sistema PABX funciona e os diversos tipos de tecnologias  que são oferecidas, ficou nítido as benfeitorias que ele traz a empresa independente de suas proporções ou nicho de mercado.

Todos esses sistemas de PABX citados acima precisam de um serviço especializado para serem instalados. Junto a empresa Pulsar TI, pode se tirar o restante das dúvidas e esclarecer o melhor tipo de sistema que atenda a demanda da sua empresa.